Translate

domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Sabor da Sicília

Com o vinho de hoje concluo a lista dos melhores tintos custo x qualidade que já degustei.
Foram 11 vinhos no total, e um passeio por vários países e regiões. E nesta lista não poderia faltar um vinho que expressa muito bem os sabores da Itália. Melhor, da Sicília.

A noite de 25/11/2012 já tinha todos os ingredientes para ser maravilhosa. É claro que, grande amante dos vinhos que sou, já pensava em escolher um rótulo especial, diferente e que nos surpreendesse. 
Foi quando, ao consultarmos a carta, resolvemos solicitar uma sugestão à somellier da casa, que nos apresentou à mais uma preciosidade do reino de Baco.

O Caleo Nero D´Ávola 2010 foi um grande presente em minha noite de aniversário. Uma incrível indicação da somellier do restaurante Davos, Campos do Jordão-SP, onde tive o prazer de um magnífico jantar, em agradabilíssima e romântica companhia de minha amada esposa Fernanda.

O vinho harmonizou perfeitamente com os pratos da noite.

A Sícilia é uma região autônoma da Itália, considerada a maior ilha do Mar Mediterrâneo e por mais de 2.500 anos tem sido um importante centro da viticultura da região mediterrânea. 
Seu clima mediterrâneo, com boa ensolação e chuvas moderadas, associado aos solos de origem vulcânica, ricos em minerais e nutrientes, são ideais não somente para o cultivo dos vinhedos, como também de cereais, azeitonas e frutas cítricas, principais produtos de exportação da ilha.

A Nero D´Ávola é uma uva nativa da Sicília, ocupando cerca de 16% de sua área cultivada, e dá origem aos principais vinhos tintos da ilha. Esta casta tem como características, taninos doces e suaves e aromas de frutos vermelhos (ameixas, morangos).
  



Mapa da Sicília


Ficha técnica do vinho
Caleo Nero D´Àvola
Safra: 2010
Produtor: Caleo - Botter Carlo 
Região: Sicília (Itália)
Uvas: Nero D´Ávola (100%)
Teor Alcoólico: 13,0%
Amadurecimento: não disponível.

Preço: R$ 78,00 (Restaurante Davos)   -   R$ 32,00 (wine.com.br)



Minhas percepções
De coloração rubi clara, brilhante, límpido e transparente.
Aromas frutados (frutos silvestres), mas sem excesso de fruta, chegando com elegância, boa intensidade e leve persistência.
Em boca chega doce, de corpo leve para médio, perfeitamente equilibrado, com fruta, taninos, acidez e álcool na medida certa.
Persistente, intenso e com final longo.
Vinho fino, elegante e bem gastronômico.
Muito agradável e correto.



Sem dúvida, a escolha perfeita para uma noite inesquecível!



Avaliação Técnica: 97 pontos (EKN) - entenda




Nenhum comentário:

Postar um comentário