Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Grande Assemblage Australiano

O vinho que apresento hoje foi degustado em uma das aulas do curso Tradição, Conhecimento e Prática dos Vinhos (mais conhecido como curso básico), na Associação Brasileira de Sommeliers ABS-RJ, do qual fui aluno em 2010.

O Shadows Run Shiraz/Cabernet Sauvignon 2007 é um blend espetacular produzido pela vinícola Fox Creek,  em McLaren Valley, Sul da Austrália. 

A Fox Creek está instalada em McLaren Valley e é a realização de um sonho de um grupo de médicos, que transformaram a paixão pelo vinho em uma das vinícolas mais reconhecidas da Austrália. 

McLaren Valley situa-se a 35 quilômetros da cidade de Adelaide, capital do Sul da Austrália. É uma das renomadas regiões vinícolas do país, muito conhecida pela produção de algum dos melhores vinhos do mundo.

                                                    fonte: http://vinhosemsegredo.wordpress.com


O clima no vale é mediterrâneo, com as quatro estações bem definidas. Os verões são quentes e secos (entre dezembro e março). Os invernos não são muito rigorosos, entretanto, na maioria dos anos chove durante toda a estação (registrados índices pluviométricos entre 580 a 700 mm ao ano). Muito raramente ocorrem geadas ou secas na região.

Seus solos possuem características diversificadas - argilosos, arenosos - e, em geral, possuem muito boa drenagem, com pouca retenção de água, o que facilita o preciso controle de umidade nos vinhedos. Como as chuvas são regulares no inverno, a irrigação pode ser mantida a baixos níveis, garantindo a produção de frutos de excelente concentração de sabores e açúcares.



                              fonte: http://www.viabrblog.com.br


Ficha técnica do vinho
Fox Creek Shadows Run Shiraz/Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Produtor: Fox Creek
Região: McLaren Valley (Sul da Austrália)
Uvas: Shiraz (84%) e Cabernet Sauvignon (16%)
Teor Alcoólico: 14,0%
Amadurecimento: de 03 a 06 meses em barricas de carvalho francês e americano

Preço: R$ 84,90 (http://www.vinhocracia.com.br)



Minhas percepções
Coloração vermelho rubi escura, brilhante, transparente, com lágrimas densas e lentas.
Aromas intensos e persistentes, com nuances vegetais (mata, tabaco) e coco queimado, resultante da tosta do carvalho.
Em boca corpo médio a encorpado, chegando com leve toque doce, leve tanicidade, acidez baixa e álcool presente, mas apresentando perfeito equilíbrio fruta/álcool/taninos/acidez.
Sabores bem intensos, com boa persistência e agradável final.



Vinho que pede um bom grelhado para acompanhá-lo.


Pode ser considerado uma ótima compra.



Avaliação Técnica: 80 pontos (EKN) - entenda



Nenhum comentário:

Postar um comentário