Translate

terça-feira, 19 de março de 2013

Vale dos Vinhedos - Capítulo 1: Almaúnica

Voltando a atividade após uma pequena pausa, por conta das férias, reinicio as postagens falando sobre as visitas que fizemos às vinícolas, durante nossa passagem pelo Vale dos Vinhedos.

Berço dos melhores vinhos produzidos no Brasil, o Vale é a morada dos grandes (e pequenos) produtores nacionais que, a cada safra, buscam aperfeiçoar ainda mais os seus produtos, para conquistar não somente os consumidores brasileiros, como também o mercado internacional.





Chegamos ao Vale dos Vinhedos em 13 de março (quarta-feira), logo pela manhã, e começamos o nosso passeio visitando a vinícola Almaúnica, que é uma das primeiras da RS 444 (Km 17). 

Fundada em 2008, a empresa alia a tradição familiar, o amor e o carinho pelas videiras, às suas propostas, produzindo um número reduzido de garrafas, zelando pela qualidade de seus produtos que, por sua vez, são vendidos diretamente aos restaurantes (bistrôs, etc) e aos consumidores finais.




Fomos muito bem recebidos pelo enólogo e proprietário Márcio Brandelli (que honra), conhecemos os processos de produção, a cave subterrânea e a sala de degustações da vinícola.

Embora pequenas, as instalações da Almaúnica são belíssimas e muito bem cuidadas. Ao passarmos o portão da vinícola,  caminhamos por um corredor entre os vinhedos de Merlot e Cabernet Sauvignon, até chegarmos ao seu lindo edifício.





Todos os vinhos da vinícola são vinificados em tonéis de aço inoxidável e amadurecem em barricas de carvalho francês e americano.








O Almaúnica Quatro Castas 2011, ícone da vinícola que estará pronto e disponível à partir da segunda quinzena deste mês, é um assemblage das castas Syrah, Merlot, Malbec e Cabernet Sauvignon que descansa em garrafa, após estagiar 24 meses em carvalho francês e americano.






Ao final da visita, fomos conduzidos à sala de degustações, onde provamos três vinhos: Reserva Merlot D.O. 2009, Reserva Pinot Noir 2011 e Reserva Syrah 2011, todos muito bem estruturados e elegantes. Em particular, gostei muitíssimo do Syrah, trouxe uma garrafa em minha mala e me arrependi de ter trazido apenas uma, pois foi um dos melhores vinhos que degustei nesta passagem pelo Vale.





Portanto, fica aqui a dica para quem pretende visitar o Vale do Vinhedos: Não deixe de conhecer a Almaúnica. O tour é gratuito, seus vinhos são muito bons e com excelente custo x qualidade.


P.S.: Em breve postarei as impressões sobre o Syrah (quando abrir a garrafa). Mas, já posso antecipar que é um grande vinho.



Só não cometa o mesmo lapso de trazer apenas uma garrafa! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário