Ontem à noite, fomos jantar no Chateau de La Fondue, em Gramado, um restaurante com ambiente romântico, muito agradável, atendimento excelente e com boa música ao vivo.
Fizemos opção pela sequência de fondue (meio óbvio, rs), mas iniciamos com o couvert da casa.
Ao solicitarmos a carta de vinhos, o sommelier sugeriu-nos um vinho da Serra Gaúcha - o Boscato Cabernet Sauvignon. Como não conhecíamos, resolvemos dar uma chance ao brasileirinho.
A Vinícola Boscato, fundada em 1983 pelos irmãos Clóvis Roberto Boscato, enólogo, e Valmor João Boscato, viticultor, ambos descendentes de italianos, situa-se no município de Nova Pádua, no Alto do Vale do Rio das Antas, região nordeste do Rio Grande do Sul.
Os vinhedos da vinícola cultivam as uvas no sistema de espaldeiras, com sistema de irrigação automático e controle da quantidade de uvas produzidas por cada videira. Seus produtos são exportados para os EUA, Alemanha, Suíça, Estônia, República Tcheca e Austrália.
Ficha técnica do vinho
Boscato Cabernet Sauvignon
Safra: 2007
Safra: 2007
Produtor: Boscato Indústria Vinícola
Região: Nova Pádua - Serra Gaúcha (Brasil)
Uvas: Cabernet Sauvignon (100%)
Teor Alcoólico: 12,5%
Amadurecimento: 3 a 5 meses em barricas de carvalho.
Preço: R$ 53,00 (Restaurante Chateau de La Fondue - Gramado-RS)
Coloração rubi escura com reflexos violáceos, brilhante, transparência regular, límpido e com lágrimas medianamente densas.
Aromas intensos e razoavelmente persistentes, com muita concentração de frutas, lembrando ameixas negras e frutas vermelhas.
Aromas intensos e razoavelmente persistentes, com muita concentração de frutas, lembrando ameixas negras e frutas vermelhas.
Em boca, boa acidez, álcool equilibrado, taninos bem presentes, mas aveludados, porém os sabores de fruta e madeira são um pouco excessivos, tornando o vinho um pouco enjoativo e comprometendo o seu equilíbrio.
De corpo médio a encorpado, é um vinho intenso e com final longo.
De corpo médio a encorpado, é um vinho intenso e com final longo.
Vinho simples, que não agradou tanto, principalmente pelo excesso de fruta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário