Caros amigos, a partir de hoje resolvi incluir no blog uma nova ferramenta para complementar as avaliações dos vinhos que serão degustados. Trata-se da pontuação obtida através da avaliação técnica, seguindo os critérios da Ficha Analítico-Descritiva da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-RJ), da qual sou associado e onde realizei os cursos básico e avançado de degustação e participei de diversos eventos e degustações.
A Avaliação consiste em três etapas:
Exame Visual (Pontuação máxima: 16 pontos)
- Reconhecimento da cor (tonalidade, intensidade e reflexos), o grau de transparência do vinho e sua limpidez.
Exame Olfativo (Pontuação máxima: 24 pontos)
- Verificar se o vinho é franco ou se está defeituoso, se é amplo ou nítido (quanto à complexidade de aromas), se é fragrante ou etéreo, a qualidade dos aromas, bem como a intensidade e a persistência dos mesmos, além dos traços perceptivos (frutados, florais, vegetais, etc).
Exame Gustativo (Pontuação Máxima: 60 pontos)
- Avaliam-se o níveis de açúcar, acidez, álcool, taninos, bem como o corpo do vinho, a sua qualidade, intensidade e persistência aromática (fim de boca), e um fator extremamente importante para saber se o vinho é bem estruturado, se está pronto para ser bebido ou se ainda deve ser guardado por mais um tempo e, principalmente, se é um vinho de qualidade: O equilíbrio entre os seus componentes (álcool, acidez, fruta, taninos).
Pontuação Máxima Geral: 100 pontos
Tabela de classificação dos vinhos conforme a faixa de pontuação (EKN*)
Ruim | até 50 pontos |
Regular | 51 a 60 pontos |
Bom | 61 a 70 pontos |
Muito Bom | 71 a 80 pontos |
Excelente | 81 a 94 pontos |
Espetacular | 95 a 100 pontos |
Obs: A tabela não é um instrumento desenvolvido pela ABS-RJ. Trata-se de criação própria (EKN - Edmundo Kasnowski Neto).
Cabe ressaltar que manterei o mesmo padrão utilizado nas postagens de avaliações de vinhos feitas até então, incluindo ao final as notas obtidas nas avaliações técnicas.
Esclareço ainda, que todos os vinhos (ou quase todos) já publicados neste blog passaram pela avaliação técnica, de modo que procurarei rever as postagens anteriores, com o intuito de incluir suas respectivas notas, uma vez que todas as avaliações que já realizei encontram-se em arquivo pessoal, o que me permite fazê-lo. Para os vinhos não avaliados por esta metodologia será informado "pontuação não atribuída".
Por fim, volto a dizer que a avaliação técnica tem por objetivo identificar se o vinho é estruturalmente perfeito, o que não significa que um vinho perfeitamente estruturado deverá agradar ao paladar de todos. Do mesmo modo, um vinho que não esteja perfeitamente equilibrado poderá agradar ao paladar de alguns de nós, conforme citei em postagem anterior (confira aqui!).
Espero que os amigos aprovem esta novidade, lembrando que este blog está sempre aberto a quaisquer sugestões e críticas, uma vez que sua finalidade é meramente a troca de informações e de conhecimentos, para juntos aprendermos cada vez mais e bebermos melhores taças sempre.
Caro Edmundo, após 5 anos degustando vinho é que vai se descobrindo como realmente apreciar essa bebida. O último que degustei foi o Pazzia Lucareli.2008. Extraordinário. Quem me acompanhou possui um site onde Você dá o nome do mesmo e o Ano da safra e há a resposta de acordo com sua tabela. Você conhece esse site? Se possível me informe. Muito obrigado e PARABÉNS. Cordialmente José Ailton - e-mail jailcin@terra.com.br
ResponderExcluir