Na América do Sul, o Chile merece destaque na produção de bons Merlots, sendo os melhores exemplares advindos da região do Maipo, Colchagua e Curicó.
No Brasil é classificada como a casta que melhor se adaptou ao terroir da Serra Gaúcha, e vem produzindo vinhos premiados e reconhecidos internacionalmente.
O Salton Desejo é um desses exemplares brasileiros que contribuem para promover a vitivinicultura brasileira no exterior, e é um exemplo do magnífico trabalho desenvolvido pela Salton, a qual tive o prazer de conhecer em visita realizada à vinícola, conforme relatei anteriormente aqui no blog.
O Salton Desejo Merlot 2007 é um varietal produzido no distrito de Tuyuti, com uvas selecionadas de videiras de produtividade de apenas 8.000 kg/hectar. O processo de fermentação e maceração é realizado durante o período de 20 dias e o vinho, após clarificação espontânea, é conduzido às barricas de carvalho 50% francês e 50% americano, onde amadurece por 12 meses e posteriormente é engarrafado e levado às caves para repouso por mais 12 meses.
Ficha técnica do vinho
Salton Desejo Merlot
Safra: 2007
Safra: 2007
Produtor: Vinícola Salton
Região: Tuyuti - Bento Gonçalves (RS)
Uvas: 100% Merlot
Teor Alcoólico: 13,0%
Amadurecimento: 12 meses carvalho francês e americano.
Bela coloração vermelho-rubi de média intensidade, lágrimas leves, límpido e transparente.
Franco, amplo, fragrante, com aromas finos, intensos e persistentes, apresentando nuances de frutas vermelhas em compota, lembrando geleia de morangos, ameixas negras, com toques de pimenta e madeira devidamente integrada ao vinho.
Em boca é de médio corpo, com acidez presente, mas em equilíbrio, álcool também na medida certa e taninos aveludados.
É intenso e com final persistente, com notas de chocolate e defumado.
Trata-se de um vinho muito bem estruturado, elegante, gastronômico e que deixa a boca enxuta. Embora pronto para consumo, ainda tem potencial para ao menos uns 2 anos de guarda.
Sem dizer que a arte do rótulo é belíssima.
Sem dizer que a arte do rótulo é belíssima.