Bem, como havia prometido, hoje começo a falar mais sobre os tintos que destaquei como aqueles que me surpreenderam. Vou procurar seguir a ordem da lista para não nos perdermos ao longo do tempo.
Então, o primeiro é o Trumpeter Cabernet Sauvignon 2008 da Rutini Wines, produtor da região Maipú em Mendoza, Argentina.
Mendoza, apresenta um relevo de elevadas altitudes, clima caracterizado pela escassez de chuvas, com grande amplitude térmica, o que favorece o perfeito amadurecimento das uvas, uma vez que durante o dia as altas temperaturas estimulam a concentração de açúcar enquanto que as baixas temperaturas noturnas contribuem com o desenvolvimento dos aromas e acidez.
Os solos mendocinos de aluvião são ricos em minerais e a irrigação é feita por gotejamento das águas advindas do degelo das Cordilheiras, que são conduzidas por canaletas por toda a cidade de Mendoza, com o intuito de amenizar o clima seco e desértico da região.
Fundada pelo italiano Felipe Rutini, a Rutini Wines foi a primeira a plantar vitis viníferas em Tumpungato. A vinícola faz uso de tecnologia de ponta, sem abrir mão de preservar bem as tradições enológicas argentinas. A sua linha Trumpeter é destinada principalmente às exportações.
Ficha técnica do vinho
Trumpeter Cabernet Sauvignon
Safra: 2008
Produtor: Rutini Wines
Região: Mendoza/Argentina
Uvas: 100% Cabernet Sauvignon
Teor Alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: Sete meses em carvalho francês (novo) e americano (usado)
Preço: R$ 53,00 (importadora Zahil)
Minhas percepções
Vinho de bela coloração rubi escura, límpido e brilhante.
Aromas intensos de baunilha, alcaçuz, compota de frutas vermelhas, algo vegetal e com fundo de copo de café. Complexidade.
Em boca, chega doce, apresentando algo defumado. Taninos leves e maduros, acidez bem presente, álcool bem equilibrado.
Vinho em perfeita harmonia álcool/taninos/acidez.
Elegante, com boa estrutura e fim de boca persistente.
Sem dúvida um vinho muito surpreendente!
Me foi indicado (e presenteado) por um amigo que trabalhava em uma importadora de vinhos aqui no Rio de Janeiro. Fiz a degustação em casa em março de 2011 e de imediato liguei eufórico para o amigo Leandro para agradecer o belo presente e encomendar um outro exemplar.
Este eu indico. Sem dúvida, um 5 estrelas de excelente relação custo x qualidade.
Avaliação Técnica: 100 pontos (EKN) - entenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário