Aproveitando o feriado do Dia do Trabalhador para abrir uma garrafinha!
E o escolhido de hoje foi um branco que me surpreendeu por sua simplicidade e incrível estrutura.
A Chardonnay é, sem sombra de dúvidas, a uva branca mais conhecida internacionalmente e, talvez, também seja a casta branca mais apreciada pelos enófilos. De origem francesa, sua melhor expressão é registrada na Borgonha, embora em Champagne seja a principal uva do vinho mais famoso do mundo, o champagne, que pode ser produzido através de assemblage de três uvas (Chardonnay, Pinot Noir e Pinot Meunier).
A uva também é a casta branca mais cultivada em todo o mundo. Do hemisfério Norte ao hemisfério Sul, em boa parte da Europa, nos EUA (Califórnia principalmente), na Austrália, no Chile, no Brasil e na Argentina.
O vinho de hoje é produzido pela vinícola Doña Paula, uma das mais tradicionais de Mendoza. A vinícola adquiriu seus primeiros vinhedos na região de Luján de Cuyo em 1997, onde iniciou seu cultivo de Malbec e a produção de seus primeiros vinhos. Nos anos seguintes, expandiu seus cultivos para as áreas de Finca de los Cerezos, em Tupungato, região com terroir adequado para castas de amadurecimento precoce, que confere alta acidez e frescor as uvas.
fonte: www.donapaula.com
Atualmente, cerca de 97% da produção da vinícola é exportada para mais de sessenta países, sendo seus vinhos reconhecidos pelas altas pontuações obtidas em concursos internacionais.
Ficha técnica do vinho
Doña Paula Paula Chardonnay
Safra: 2011
Safra: 2011
Produtor: Doña Paula
Região: Luján de Cuyo e Valle de Uco - Mendoza (AR)
Uvas: 100% Chardonnay
Teor Alcoólico: 13,5%
Amadurecimento: 4 meses em carvalho.
Minhas percepções
Bela cor amarelo ouro clara, muito brilhante, muito límpido e transparente. Lágrimas medianas.
Aromas muito intensos e persistentes, muito frutado, lembrando pêssegos, manga (bem marcante), abacaxi e algo mineral.
Em boca, bom corpo, boa cremosidade, muita fruta (mas, sem desequilíbrios ou excessos), acidez bem marcante e taninos presentes (acredito que pela passagem em carvalho), álcool em perfeito equilíbrio.
Um vinho equilibrado, fino, intenso e com final persistente.
Muito bem estruturado e bastante correto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário