Bem amigos, o vinho que apresento hoje (degustado ontem) é um exemplar da Rioja, Espanha, terra dos grandes Tempranillos, produzido pela Bodega y Viñedos Marqués de Tomares. A vinícola é uma empresa familiar resultante da dedicação de Dom Román Montaña, que iniciou a produção de vinhos em 1910, embora a bodega tenha sido fundada apenas em 1989, estabelecendo-se na região de Fuenmayor (Rioja-Espanha) na subregião de Rioja Alta. Atualmente, a vinícola é gerenciada pelos netos de Dom Román.
O Dom Román é um assemblage espanhol das uvas Tempranillo (90%) e Graciano (10%), duas uvas de origem espanhola, sendo a primeira assim denominada devido ao seu precoce amadurecimento. A Tempranillo é uma uva muito cultivada na Espanha, sendo muito aromática e que produz vinhos elegantes e com bom potencial de guarda, enquanto que a Graciano é bem menos abundante, apresentando baixo rendimento e, em geral, é encontrada nos vinhedos misturada a outras uvas.
fonte: arquivo pessoal
Ficha técnica do vinho
Don Román
Safra: 2010
Produtor: Bodega y Viñedos Marqués de Tomares
Região: Rioja (Espanha)
Uvas: 90% Tempranillo, 10% Graciano
Teor Alcoólico: 13,0%
Amadurecimento: 3 meses em barrica de carvalho novo e 9 meses em garrafa.
Preço: R$ 30,00 meia garrafa (Lidador)
Minhas percepções
Coloração rubi mediana com leves reflexos violáceos, de transparência regular, brilhante, límpido e com lágrimas de média densidade.
Ao nariz demonstra-se franco, amplo, fragrante, com aromas intensos e persistentes. É frutado (pequenos frutos do bosque), lembrando cassis e ameixas negras (compota).
Em boca é macio, de médio corpo, com bom frescor, taninos/álcool/fruta/acidez em equilíbrio.
Um vinho pronto para beber, fino, intenso e com final persistente.
Simples, mas muito agradável.
Uma ótima relação custo x qualidade.
Avaliação Técnica: 76 pontos (EKN) - entenda
Nenhum comentário:
Postar um comentário